Gênero: Ação
Ano: 1995
Fabricante: Winds / PIKO
Gourmet Warriors (ou Gourmet Sentai Barayarou, no original) é um beat’em up (famoso briga de rua) obscuro que até então só havia saído no Japão e não tinha localização em inglês. Originalmente lançado para Super Famicom, ganhou um port em inglês em 2019, pela PIKO e para os consoles da atual geração em 2023 (Nintendo Switch, PS4, PS5, Xbox One and Xbox Series S|X), pela QUByte Interactive.
Após a terceira guerra mundial, o planeta Terra foi dizimado. Uma cidade chamada Zeus Heaven Magic City possui alguns dos sobreviventes e nela há uma organização secreta que aos poucos está crescendo e tomando conta da produção de comida. Sua missão é combater essa organização.
Uma história bem simples e até boba, se olharmos friamente. Mas considerando ser um jogo dos anos 90 e focado em gameplay, achei até que diferentona. O foco é literalmente dar porrada e pegar comida.
É um jogo bem criativo em alguns aspectos: ao derrotar um inimigo, ele vai dropar algum ingrediente (que pode recuperar uma minúscula porcentagem do seu HP) e após derrotar o chefe, você escolhe dois ingredientes que pegou durante a fase para montar um prato. Esse prato vai recuperar uma porcentagem do seu HP para a próxima fase.
Há 3 personagens disponíveis para jogar, cada um com uma velocidade e set de movimentos. Não é muito intuitivo como usar os botões L e R, a dica que dou é ir pressionando eles enquanto mete porrada. Você vai descobrir novos movimentos, que irão ajudar bastante no progresso do jogo. Particularmente, o botão de defesa parece inútil, é possível zerar o jogo sem usá-lo!
Por outro lado, é um jogo confuso: você possui apenas uma única vida para terminar o jogo. Mas se der game over, poderá dar continue da fase onde parou. Então, a sensação do jogo ser difícil é bem falsa.
Se ao menos houvesse algum sistema de score que zerasse ao chegar no game over, sinto que haveria algum propósito para o jogador tentar finalizar o jogo sem usar o continue.
O jogo se destaca graficamente, o ápice são os cenários que são super detalhados e passam uma vibe super tecnológica. Os inimigos são bem diferentões, alguns bem bizarros, dando uma pegada fora do convencional, o que é algo característico de jogos japoneses.
A trilha sonora não tem nada de especial ou que seja memorável, apenas cumpre o seu papel, são animadas e não são enjoativas.
Por ser um jogo pouco obscuro por essas bandas, Gourmet Warriors merece sua atenção, caso seja fã de jogos beat’em up.
Trials of Mana, conhecido como Seiken Densetsu 3 no Japão, totalmente traduzido em português do Brasil.
Trials of Mana, lançado originalmente no Japão como Seiken Densetsu 3 é um RPG eletrônico de ação que foi desenvolvido e publicado pela Squaresoft (atualmente Square Enix) para o Super Nintendo Entertainment System. O jogo é a continuação de Seiken Densetsu 2, lançado fora do Japão como Secret of Mana, e é o terceiro jogo da série Seiken Densetsu. Com ambientação em um mundo fantástico, o jogo segue a trajetória de três heróis que procuram pela Espada Mana e evitar que as Feras Divinas sejam libertas e destruam o mundo. O título possui três variantes detalhadas de enredo e seis personagens principais diferentes a escolher, cada um com sua história. Duas pessoas podem jogar ao mesmo tempo.
Créditos da tradução
Dindo: Tradução, Revisão e Romhacking
linxkidd: Revisão
Maverick Blue Warrior: Tradução
RedScorpion: Romhacking
Magno: Romhacking
Progresso da tradução:
Tradução História: 100%
Tradução Itens: 100%
Tradução Armas: 100%
Tradução Menu: 100%
Acentos: 100%
Gráficos: 100%
Duran:100%
Lise:100%
Angela:100%
Carlie:100%
Kevin:100%
Hawk:100%
Versão 1.00 (02.09.2023)
Gênero: Aventura
Ano: 1989/2023
Fabricante: Capcom
Ported: Infidelity
O clássico jogo DuckTales de Nintendinho ganhou o port para o Super Nintendo. O autor da façanha é conhecido como Infidelity, já conhecido por ports de The Legend Of Zelda, Mega Man 2 e 4.
Certamente, se você é fã de videogames retrô e passou algum tempo na biblioteca do NES, conhece DuckTales como um dos melhores jogos da plataforma de todos os tempos .
Este título clássico de 1989, feito pela Capcom, foi uma das experiências de plataforma mais exclusivas e emocionantes disponíveis na época. Ele também compartilhou muito em comum com a série Mega Man devido a ambas as franquias terem membros da equipe de desenvolvimento em comum.
Como os primeiros títulos do Mega Man no NES, DuckTales era suave como seda, colorido, tinha designs de fases exclusivos, ótimos controles e podia ser jogado de maneira não linear, além de contar com três finais diferentes, algo incomum na época.
Aqui temos duas versões, uma comum, com a trilha sonora do jogo original de 8-bits, e outra, numa versão MSU-1, que conta com a trilha remasterizada que foi extraída do remake do jogo que foi lançado em 2013. Além disso, a versão MSU-1 conta com a clássica abertura em vídeo do desenho animado.
Para ficar ainda melhor, o jogo recebeu um port da tradução originalmente feita por Iceborn para a versão de NES. O responsável pelo port da tradução para a versão de SNES foi Diego Alves. Além disso, ele deixou a abertura da versão MSU-1 com a música dublada em português do Brasil.
Versão MSU-1 [PT-BR]
Créditos da tradução
Super Mario All-Stars (Super Mario Só Estrelas)
Estado da Tradução:
Gráficos: 100%
Textos: 100%
Acentuação: 101%
Revisão: 100%
Equipe de tradução
bMatSantos - Tradução, programação, testes, edição de gráficos
Kosmus (versões NES) - Gráficos adicionais de SMB2 e SMB3
Versão 1.11
Créditos da tradução
Super Mario World 2: Yoshi's Island (PT-BR)
Grupo Atlas
Adachi - Tradução, testes
bMatSantos - Tradução, programação, revisão, testes, edição de gráficos
Uão - Tradução, testes, edição de gráficos
Status da tradução
Gráficos 100%
Textos 100%
Acentuação 101%
Revisão 100%
Data de lançamento: 25/06/2023
Gênero: Aventura
Ano: 2023
Fabricante: Nintendo
Hacked: Dark Prince
Super Mario World Redone, como o próprio nome "Redone" (refeito) sugere, trata-se de uma versão que traz uma versão alternativa gráfica do jogo original, sendo assim, as fases são as mesmas do jogo original, mas com uma nova repaginada.
Além dos gráficos, as músicas também foram trabalhadas, trazendo novas versões das originais, deixando o jogo com mais variedade musical, visto que no original várias faixas eram repetidas.
O jogo faz uso do chip especial SA-1, tornando o gameplay mais fluído e sem slowdowns.
Para quem é fã do jogo original, Super Mario World Redone é uma excelente opção para rejogá-lo com visuais renovados.
Versão com Mario
Gênero: Aventura/Puzzle
Ano: 2023
Fabricante: Capcom
Hacked: Le Hulk
Logo após os eventos de sua primeira aventura, Pateta e Max estão de volta para mais! Este hack apresenta designs de fases novos e completos usando a mecânica original do Goof Troop, com uma ênfase um pouco maior nos quebra-cabeças. A dificuldade aumenta progressivamente entre as fases, então os fases 4 e 5 são significativamente mais difíceis do que no jogo original.
O hacking gráfico é mínimo, mas muitos novos blocos foram projetados, principalmente para fins estéticos e, às vezes, para servir a novas ideias de jogabilidade.
Esta é uma ótima opção de jogo ao criar quebra-cabeças e situações de ação novos e criativos, que os entusiastas do Goof Troop devem apreciar. Além disso, pode haver algumas áreas secretas para descobrir também, então fique alerta.
Gênero: Ação
Ano: 1993
Fabricante: Bitmap Brothers
Soldiers of Fortune, também conhecido como The Chaos Engine, é um jogo de tiro de rolagem lateral desenvolvido pela Bitmap Brothers e lançado para o SNES em 1993. O jogo é ambientado em uma realidade alternativa vitoriana em que máquinas estranhas e seres monstruosos estão ameaçando a humanidade.
Um viajante do futuro fica preso na Inglaterra vitoriana de 1800, onde sua tecnologia cai nas mãos da Royal Society. Eles não perdem tempo fazendo engenharia reversa dessa tecnologia que altera a linha do tempo. Sua maior criação é o Chaos Engine, uma máquina capaz de realizar experimentos sobre a natureza do tempo e do espaço. Infelizmente, o Chaos Engine se torna autoconsciente e se volta contra seu criador, destruindo o Império Britânico com as criaturas que começou a gerar. Seis mercenários chegam para encontrar uma solução para o problema, salvar o mundo e, principalmente, receber um grande prêmio.


Os seis personagens vêm de origens diferentes e todos têm pontos fortes e fracos. O Navvie é fisicamente o mais forte, mas tem baixa velocidade e sabedoria. O Mercenary é mediano e é uma boa primeira escolha. O Cientista é o mais fraco, mas tem a maior velocidade e inteligência. Essas diferenças também se estendem às suas armas. Todo mundo tem uma arma inicial única, bem como armas especiais. Conforme você progride, eles crescem em poder. Algumas armas especiais são de suporte, como o pacote de saúde do cientista ou o mapa do cavalheiro. A cada dois níveis, você pode usar o dinheiro acumulado para comprar atualizações de estatísticas em várias categorias, como saúde, poder de arma, velocidade e sabedoria. A inteligência parece uma característica estranha em um jogo de ação, mas é importante por vários motivos.
Em Soldiers of Fortune, você escolhe dois personagens no início. O segundo personagem é um companheiro controlado por IA que segue você durante todo o jogo e cresce em poder ao seu lado. Você pode optar por fortalecer a fraqueza de um personagem em particular ou dobrar seu nicho. Navvie + Thug é a combinação mais forte, capaz de destruir os inimigos de forma bruta com força total. A maioria provavelmente escolherá o Cientista por sua capacidade de cura inicial. Mas o fato de que quase qualquer combinação pode funcionar é surpreendente. A IA muda quanto mais você coloca em sabedoria. Em níveis baixos, eles são burros. Com alguns pontos, eles desviarão de balas e coletarão itens para você. Em seu auge, eles são quase como um personagem controlado pelo jogador. As combinações e como elas afetam a maneira como você joga é o que torna o jogo único.
002.png)
004.png)
O objetivo em cada nível é ativar um determinado número de dispositivos no caminho para a saída. Os primeiros níveis colocam os dispositivos à vista e são fáceis de acertar. Mais tarde, eles geralmente exigem algum esforço para serem alcançados, pois estão trancados atrás de portas ou em locais afastados. O uso de teletransportadores aleatórios se torna comum à medida que os mapas se tornam mais complexos e algo tão simples quanto alcançar um único dispositivo ocupará a maior parte do seu tempo. Cada um dos níveis é bastante grande e cheio de segredos e conta com saídas alternativas. Alguns estágios têm até três ou quatro e isso afeta diretamente o seu caminho no jogo. Normalmente, isso leva a estágios subsequentes cheios de tesouros e, considerando o alto desafio do jogo, resolvê-los é quase obrigatório.

005.png)
A dificuldade varia dependendo da sua combinação de personagens. Mas mesmo fora disso, Soldiers of Fortune é difícil. Os estágios iniciais do jogo são difíceis, pois seu companheiro de IA é estúpido e de pouca ajuda. Se você não tiver sorte, pode ter que gastar a maior parte do seu dinheiro revivendo-os, em vez de aumentar as estatísticas. O jogo é injusto com seus spawns de inimigos e está repleto de golpes baratos. Power-ups de saúde são raros e, para piorar, você tem que pagar para restaurar a saúde entre os níveis. Isso torna a construção do personagem um processo lento. Aumente a sabedoria do seu parceiro o suficiente e eles se tornarão uma ajuda genuína enquanto coletam itens, cobrem seu flanco, etc. O jogo se abre e se torna divertido nesse ponto. Mas a jornada para chegar a esse ponto é longa e cheia de frustrações.
No geral, Soldiers of Fortune é um jogo sólido com bons gráficos e som competente para a época. Embora tenha algumas desvantagens, é um título divertido e desafiador que deve agradar aos fãs do gênero. Chegar ao final do jogo é bem desafiante, mas é um desafio que vale a pena vencer.
Gênero: Ação
Ano: 1994
Fabricante: Malibu Interactive / THQ
Time Trax é um jogo de ação e aventura lançado para o Super Nintendo em 1994, desenvolvido pela Malibu Interactive e publicado pela THQ. O jogo é baseado na série de televisão Time Trax, que foi ao ar entre 1993 e 1994.
O jogador controla o personagem Darien Lambert, um policial do futuro que viaja de volta no tempo para prender criminosos que fugiram da justiça. Darien é acompanhado por seu robô de inteligência artificial, SELMA, que o ajuda em suas missões. O jogo começa com Darien recebendo sua primeira missão: viajar para o ano de 1993 e capturar um criminoso chamado J.D. Roth.
O jogo é dividido em missões que levam o jogador a diferentes períodos de tempo, incluindo a Era do Gelo, o Velho Oeste e a Grécia Antiga. Cada missão tem vários objetivos que devem ser concluídos antes que o tempo acabe. O jogador deve lutar contra inimigos, coletar itens e resolver quebra-cabeças para avançar.
Darien tem uma variedade de movimentos à sua disposição, incluindo socos, chutes e saltos. Ele também pode usar armas, como uma pistola e uma espingarda, para atacar os inimigos. SELMA é capaz de fornecer informações sobre a missão atual e ajudar Darien a localizar os itens necessários.
Os gráficos do jogo são simples, mas eficazes. Os ambientes são bem desenhados e os personagens são facilmente distinguíveis. O som é decente, com músicas que combinam com o ambiente e efeitos sonoros satisfatórios.
O jogo é desafiador e pode ser difícil para jogadores menos experientes. Algumas das missões exigem que o jogador encontre itens específicos ou resolva quebra-cabeças difíceis, o que pode ser frustrante. No entanto, o jogo oferece uma opção de dificuldade ajustável, permitindo que o jogador adapte a dificuldade de acordo com sua habilidade.
Time Trax é um jogo sólido de ação e aventura que oferece uma variedade de ambientes e missões. Embora possa ser difícil em algumas partes, a opção de dificuldade ajustável torna o jogo acessível a jogadores de diferentes habilidades. Os gráficos e som são decentes, mas não excepcionais. Se você é fã da série de TV ou está procurando um jogo de aventura desafiador, Time Trax é uma escolha sólida para o seu Super Nintendo.
Gênero: Aventura
Ano: 1994
Fabricante: Hi Tech Expressions
Beethoven - The Ultimate Canine Caper (Beethoven's 2nd) é um jogo de plataforma para o SNES lançado em 1994 pela empresa Hi Tech Expressions. O jogo é baseado no filme "Beethoven's 2nd", que é uma sequência do filme "Beethoven" de 1992, sobre um cachorro São Bernardo chamado Beethoven e suas aventuras com sua família humana.
O jogo tem como objetivo controlar Beethoven e ajudá-lo a salvar seus filhotes que foram raptados por um vilão. O jogo apresenta vários níveis, cada um com seu próprio tema e obstáculos, incluindo ruas movimentadas, parques, lagos e casas.
O jogo também apresenta inimigos como gatos, ratos e pessoas mal-intencionadas que tentam impedir Beethoven de resgatar seus filhotes. Além disso, há vários power-ups espalhados pelos níveis que ajudam Beethoven a ganhar mais saúde ou a se tornar invencível por um curto período de tempo.
A jogabilidade é típica de jogos de plataforma, com Beethoven pulando, correndo e lutando contra os inimigos. Os gráficos deste jogo podem parecer desatualizados e pouco impressionantes em comparação com outros jogos de plataforma para o SNES lançados na mesma época, fazendo com que o jogo pareça monótono e pouco atraente visualmente. Além disso, os sprites dos personagens parecem simples e pouco detalhados, e a animação pode parecer um pouco "travada" e sem fluidez em alguns momentos.
A trilha sonora inclui músicas clássicas de Beethoven. Embora a escolha de usar músicas clássicas possa parecer interessante e pode contribuir para uma experiência nostálgica para os fãs do filme e do compositor, a execução da trilha sonora no jogo pode deixar a desejar.
O jogo pode ser muito difícil em algumas fases, especialmente para jogadores mais jovens e menos experientes. Isso pode levar a frustração e desânimo. Ele também pode se tornar repetitivo após um tempo, com os mesmos tipos de obstáculos e inimigos aparecendo em diferentes níveis. Os controles são imprecisos e a resposta dos botões pode ser lenta, tornando o jogo ainda mais difícil.
Em geral, "Beethoven - The Ultimate Canine Caper" é um jogo esquecível, talvez possa valer a pena mais pelo apelo nostálgico para os fãs do filme.
Gênero: Tiro
Ano: 1992
Fabricante: Compile
Super Aleste é um jogo de tiro espacial lançado para o Super Nintendo em 1992. Desenvolvido pela Compile, o jogo apresenta gráficos vibrantes, jogabilidade fluida e uma trilha sonora cativante. Vamos dar uma análise detalhada do jogo.
Os gráficos de Super Aleste são impressionantes para o seu tempo. Os fundos dos estágios são muito bem desenhados, com detalhes que ajudam a criar uma atmosfera de ficção científica. As naves inimigas também são bem desenhadas e animadas, com diferentes tipos de inimigos apresentando diferentes comportamentos e habilidades. A animação é suave, sem quaisquer problemas de desaceleração, mesmo quando a tela está cheia de inimigos e balas.
A jogabilidade é um dos destaques de Super Aleste. O jogo é um shooter de rolagem vertical, onde o jogador controla uma nave espacial que pode ser atualizada com várias armas e power-ups ao longo do jogo. Os controles são responsivos, com a nave se movendo suavemente pela tela enquanto o jogador evita obstáculos e dispara contra inimigos.
O jogo apresenta vários níveis com diferentes ambientes, e cada nível tem um chefe que precisa ser derrotado no final. Cada chefe tem um padrão de ataque diferente e apresenta um desafio único para o jogador. Além disso, o jogo tem diferentes níveis de dificuldade, proporcionando uma experiência de jogo desafiadora para jogadores de diferentes habilidades.
A trilha sonora de Super Aleste é cativante e memorável, com músicas que se adequam bem à atmosfera de ficção científica do jogo. As músicas são compostas de uma maneira que ajuda a criar um senso de urgência e emoção enquanto o jogador avança pelos diferentes níveis.
Super Aleste tem um bom valor de replay, com diferentes níveis de dificuldade e modos de jogo para jogadores que querem um desafio maior. Além disso, o jogo tem vários finais, dependendo das escolhas feitas pelo jogador durante o jogo. Isso encoraja os jogadores a jogarem várias vezes para ver todas as possibilidades.
Super Aleste é um excelente jogo de tiro espacial para o Super Nintendo, com gráficos impressionantes, jogabilidade suave, trilha sonora cativante e bom valor de replay. É um jogo desafiador que oferece uma experiência de jogo divertida e imersiva. Se você gosta de jogos de tiro espacial, Super Aleste é altamente recomendado.
Gênero: Ação
Ano: 1995
Fabricante: Viacom New Media
Phantom 2040 (Fantasma) é um jogo de ação e aventura lançado para o Super Nintendo em 1995. O jogo foi desenvolvido pela Viacom New Media e baseado na série animada de televisão Phantom 2040.
Graficamente, o jogo é bem desenvolvido para a época, apresentando cenários bem desenhados e personagens com animações fluidas. O jogo apresenta cenários que são bem desenhados e detalhados, com diferentes elementos que contribuem para a ambientação de um futuro distópico. Os níveis são variados e apresentam diferentes configurações, desde cidades futuristas a complexos industriais subterrâneos.
A trilha sonora é adequada, mas não é particularmente memorável.
A jogabilidade é onde o jogo realmente brilha. O jogador controla o herói Phantom em uma série de fases que variam de plataforma a aventura, lutando contra inimigos, evitando armadilhas e resolvendo quebra-cabeças. Phantom é bem equipado com uma variedade de armas e habilidades especiais que podem ser usadas para superar os inimigos e obstáculos do jogo.
O jogo é dividido em diferentes níveis, cada um com seu próprio conjunto de desafios e objetivos. Alguns níveis exigem que o jogador derrote um chefe no final, enquanto outros requerem que o jogador resolva quebra-cabeças ou procure itens específicos para avançar.
No entanto, o jogo tem alguns problemas de design. O jogo pode ser um pouco frustrante em certas partes, com inimigos difíceis e seções de plataforma complicadas. Além disso, o jogo tem um enredo complexo que pode ser difícil de seguir sem conhecimento prévio da série de TV.
No geral, Phantom 2040 é um jogo divertido e desafiador para jogadores que gostam de jogos de plataforma e aventura. Embora o enredo possa ser confuso, o jogo tem uma jogabilidade sólida e é bem desenvolvido em termos de gráficos e som. Se você é fã da série animada ou de jogos de ação e aventura em geral, vale a pena conferir Phantom 2040.
Gênero: Esporte
Ano: 1992
Fabricante: Krome Studios / DTMC
California Games II é um jogo de esportes lançado para o console Super Nintendo em 1992. Ele foi desenvolvido pela Krome Studios e publicado pela DTMC.
O jogo apresenta seis esportes de verão para o jogador escolher: windsurf, bodyboarding, surfe, skateboarding, jet ski e BMX. Cada esporte tem sua própria jogabilidade e controles únicos, exigindo que o jogador se adapte e aprenda as mecânicas para ter sucesso.
- Windsurf: o jogador controla um windsurfista e deve navegar pelas ondas para coletar balões enquanto evita obstáculos. O jogador precisa estar atento à velocidade e direção do vento, bem como à sua posição em relação às ondas. A jogabilidade é rápida e requer reflexos rápidos para manter o windsurfista em movimento.
- Bodyboarding: o jogador controla um bodyboarder que desce as ondas e executa manobras para obter pontos. O jogador pode escolher entre três praias diferentes, cada uma com suas próprias características. A jogabilidade é baseada em tempo, e o jogador precisa executar manobras na hora certa para obter pontos.
- Surf: semelhante ao bodyboarding, o jogador controla um surfista que desce as ondas e executa manobras. O surf tem uma jogabilidade mais complexa do que o bodyboarding, pois o jogador deve se posicionar corretamente nas ondas para executar manobras com sucesso. Além disso, o surfista pode viajar entre diferentes praias para competir em campeonatos.
- Skateboarding: o jogador controla um skatista e executa manobras em uma pista de skate. O jogo oferece várias pistas diferentes com obstáculos e rampas únicas. A jogabilidade requer precisão e habilidade para executar manobras com sucesso e obter pontos.
- Jet Ski: o jogador controla um piloto de jet ski que deve atravessar uma pista cheia de obstáculos e saltos para obter pontos. A jogabilidade é baseada em tempo, e o jogador precisa chegar ao final da pista no menor tempo possível, evitando obstáculos e saltando através de rampas.
- BMX: o jogador controla um ciclista de BMX que deve executar manobras em uma pista cheia de obstáculos. A jogabilidade é semelhante à do skateboarding, mas com um conjunto diferente de manobras disponíveis. O jogador pode escolher entre várias pistas diferentes com obstáculos e rampas exclusivas.
Os gráficos de California Games II são um dos pontos fortes do jogo, apresentando cores vibrantes e animações fluidas que transmitem bem a atmosfera descontraída dos esportes de verão.
Os personagens e cenários são desenhados em um estilo caricato, com traços exagerados e expressões engraçadas, o que contribui para a sensação de diversão do jogo. Além disso, o jogo apresenta vários detalhes visuais que ajudam a criar uma imersão na atmosfera de cada esporte, como o movimento das ondas e a vegetação das praias.
A trilha sonora de California Games II também complementa bem os gráficos, com músicas animadas e cheias de energia que incentivam o jogador a continuar jogando. No geral, os gráficos e a trilha sonora de California Games II são bem executados e ajudam a criar uma atmosfera divertida e descontraída que combina bem com os esportes de verão
Um bom aspecto é sua variedade de esportes, que oferece muita diversidade de jogabilidade e pode manter o interesse do jogador por mais tempo. Uma ressalva é sua falta de profundidade em cada esporte. Embora seja divertido jogar cada esporte, a jogabilidade pode se tornar repetitiva rapidamente. Além disso, a dificuldade dos esportes pode ser muito fácil para jogadores experientes, o que pode diminuir a recompensa de jogar o jogo.
No geral, California Games II é um jogo divertido e atraente para jogadores que gostam de esportes de verão e diversão casual. Seus gráficos e jogabilidade são pontos fortes, mas a falta de profundidade em cada esporte pode limitar sua longevidade para jogadores mais exigentes.
Gênero: Puzzle/Estratégia
Ano: 1997
Fabricante: Hudson
Super Bomberman 5 é o quinto jogo da série de jogos Bomberman. Foi desenvolvido pela Hudson Soft e lançado em 1997 para o Super Nintendo exclusivamente no Japão. O jogo possui um modo para um jogador e um modo para dois jogadores, onde os jogadores podem jogar juntos cooperativamente ou competir um contra o outro.
A jogabilidade de Super Bomberman 5 é baseada na clássica jogabilidade de Bomberman, em que o jogador controla um personagem que deve plantar bombas para destruir obstáculos e inimigos em um labirinto. O objetivo é limpar o labirinto e derrotar os inimigos para avançar para o próximo nível. No entanto, o jogo adiciona novos recursos, como o poder de subir paredes, andar sobre água e gelo, além de novos tipos de bombas.
O jogo possui um total de 8 mundos, cada um com 10 níveis. Cada mundo tem um tema diferente, como um parque temático ou uma cidade subaquática, e apresenta diferentes desafios para o jogador. Os inimigos do jogo também são variados e incluem robôs, fantasmas e animais.
Os gráficos de Super Bomberman 5 são bem coloridos e detalhados, com muitos elementos visuais divertidos e animados. Os personagens são bem desenhados e têm animações suaves e fluidas. Os labirintos são bem construídos e apresentam vários tipos de terreno e obstáculos.
A trilha sonora do jogo é animada e agradável, apresentando músicas divertidas que se encaixam bem com o clima alegre do jogo. Os efeitos sonoros também são bem feitos, com muitos sons diferentes para as bombas e explosões.
No geral, Super Bomberman 5 é um jogo divertido e viciante que oferece uma jogabilidade clássica de Bomberman com alguns novos recursos interessantes. Com seus gráficos coloridos e trilha sonora alegre, é um jogo que definitivamente irá atrair jogadores que procuram por diversão e desafios. Embora o jogo não tenha sido lançado fora do Japão, ele ainda é popular entre os fãs da série Bomberman em todo o mundo.
Gênero: Puzzle
Ano: 1993
Fabricante: SETA Corporation / Datam Polystar
Cacoma Knight é um jogo de quebra-cabeça lançado para o console Super Nintendo em 1993. Ele foi desenvolvido pela SETA Corporation e publicado pela Datam Polystar.
O objetivo do jogo é controlar um cavaleiro através de uma série de fases cheias de obstáculos, derrotando inimigos e coletando itens para progredir até o final. O jogo apresenta mecânicas de quebra-cabeça, onde o jogador deve manipular o ambiente para abrir caminho para o cavaleiro e resolver os desafios propostos.
O jogo possui gráficos coloridos e vibrantes, com uma trilha sonora animada e efeitos sonoros adequados aos eventos na tela. Os controles são precisos e responsivos, permitindo que o jogador execute as ações necessárias sem dificuldade.
Um aspecto positivo de Cacoma Knight é a sua variedade de desafios e mecânicas de jogo. Cada fase apresenta novos obstáculos e inimigos, forçando o jogador a adaptar sua estratégia. Além disso, existem chefes no final de cada mundo, adicionando uma camada extra de desafio.
No entanto, um ponto negativo do jogo é sua dificuldade elevada. Cacoma Knight pode ser muito frustrante para jogadores casuais, pois os níveis são projetados para exigir precisão e habilidade acima da média. Isso pode afastar jogadores menos experientes e limitar a sua audiência.
Um aspecto interessante de Cacoma Knight é o modo multiplayer, que permite que dois jogadores joguem juntos em uma tela dividida. Nesse modo, os jogadores trabalham juntos para resolver os desafios do jogo, adicionando uma camada de cooperação e comunicação ao jogo.
No geral, Cacoma Knight é um jogo divertido e desafiador que vale a pena ser jogado por fãs de quebra-cabeças e jogadores experientes. Seus gráficos coloridos e jogabilidade envolvente são pontos fortes, mas sua alta dificuldade pode afastar jogadores casuais.

Gênero: Aventura
Ano: 2023
Fabricante: Nintendo
Hacked: Gamma Prime
Bowser roubou as varinhas dos 7 Guardiões da Ordem. Ele procura usá-las para transformar o Reino do Cogumelo em um deserto Kaizo. Pelo menos ele não sequestrou a princesa.
Bowser's Kaizo Conspiracy conta com a jogabilidade tradicional de SMW, trazendo os mesmos power-ups.
A dificuldade pode ser considerada como normal, ou seja, nada de fases que exijam um nível avançado para que possa superá-las. O desafio é progressivo, a dificuldade aumenta conforme avança pelo jogo, mas se mantém balanceada, sendo prescindível o uso de save states.
Graficamente o jogo é belíssimo e conta com uma grande variedade de cenários e temas. O jogo possui 102 saídas, então prepare-se para explorar caso queira finalizá-lo por completo.
As músicas são customizadas, contando com trilhas inéditas, bem como músicas da franquia Mário e de outros grandes clássicos de outros jogos que não fazem parte do universo Mario.
Super Mario World: Bowser's Kaizo Conspiracy é uma excelente opção para quem busca uma jogatina com uma dificuldade equilibrada, com belos gráficos e fases bem elaboradas.

Gênero: Aventura
Ano: 2023
Fabricante: Nintendo
Hacked: bandicoot
%20-%20%5Bsnesforever.com.br%5D000.png)

Nas duas hacks anteriores Mario e Luigi saíram em suas próprias aventuras para resgatar suas amadas Peach e Daisy das garras do Malvado Bowser e do terrível alien Tatanga. Ao final de suas aventuras os dois pares decidem se reunir e sair em lua de mel em uma ilha paradisíaca conhecida como Valentim.
Após suas grandes aventuras Mario e Luigi estão finalmente aproveitando a lua de mel com suas amadas princesas, porém de repente seus terríveis arqui-inimigos voltam em busca de vingança mais cedo do que o esperado, unidos Bowser e Tatanga formaram uma aliança para derrotar os irmãos e lançaram um ataque surpresa para sequestrar as princesas novamente.
Os irmãos Mario então entram em ação e defendem suas amadas das garras de seus terríveis vilões apenas para serem raptados no lugar delas. E agora com os papéis invertidos, as princesas decidem sair em suas próprias aventuras para resgatarem seus amados encanadores!
Essa hack traz várias novidades em comparação as suas antecessoras, há novas mecânicas de gameplay em que Peach e Daisy possuem suas próprias habilidades como planar, igual em Super Mario Bros 2, e também se agachar para fazer um pulo carregado.
Além disso, nessa aventura, elas encontram um novo powerup a Pena Cor de Rosa, uma versão alternativa da Super Pena que permite nossas heroínas a dar pulos duplos e alcançar mais áreas no cenário.
Várias melhorias de qualidade de vida também foram adicionadas nessa aventura, como salvamento automático, velocidade de andar mais rápida no mapa, ícones de coletáveis no mapa, habilidade de nadar mais rápido, dentre outras.
Outra novidade presente nessa hack é a maneira de coletar as luas, que são coletáveis opcionais. Para consegui-las o jogador deve pegar um relógio presente no inicio da fase e correr para vencer seu desafio de tempo pra ganhar a lua no final, um desafio interessante para aqueles que gostam de fator replay e de superar seus melhores tempos.
Seguem abaixo algumas características dessa hack:
- 88 fases novas, com 120 saídas para encontrar;
- Gráficos customizados;
- Músicas customizadas;
- Sprites customizados e chefes novos;
- Varias melhorias de qualidade de vida na gameplay;
- Salvamento automático;
- Novas habilidades;
- Desafios contra o tempo com as luas;
- Vários segredos para encontrar.
The Princess Rescue 3 - The Turnabout, assim como as suas duas antecessoras, é certamente uma das melhores hacks de SMW, pois conta com excelentes gráficos, level design inteligente, fases variadas e bem ambientadas, novas mecânicas de jogabilidade e tudo embalado por uma trilha sonora competente. Além de disso, o jogo tem uma versão totalmente em português. Essa hack é altamente recomendada.
Versão 1.3 (Atualizada 23.03.2023)
Gênero: Ação
Ano: 1994
Fabricante: Sun L / Banpresto
The Great Battle IV é um jogo de ação de plataforma que o coloca em competição com alguns dos melhores jogos de ação já feitos. Não há como negar que o Great Battle IV se baseia fortemente no Mega Man X, mas ainda consegue incorporar algumas ideias legais por conta própria. Mecanicamente, o Great Battle IV tem falhas que o colocam abaixo do jogo que ele imita, mas ainda é um título sólido.
O jogo conta com quatro heróis e eles são distintamente únicos. Gundam é incrivelmente versátil, equipado com um lançador de granadas e a capacidade de pairar por alguns segundos. Fighter Roa joga quase exatamente como Mega Man com um salto duplo. Se ele pudesse deslizar e chutar paredes, as semelhanças seriam ainda mais flagrantes. Essa habilidade particular pertence a Kamen Rider. Infelizmente, esse é seu único poder útil, já que seu lança-chamas é péssimo. Por último, mas não menos importante, está Ultraman, o peso-pesado da tripulação. Sua bazuca é a arma de escolha, pois é a mais poderosa. Além disso, ele pode rolar como uma bola para encontrar power-ups e se espremer em passagens apertadas. Para nerfá-lo um pouco, sua proeza de salto é a mais fraca.
O design das fases é consistente por toda parte. Existem muitos espaços abertos e áreas secretas que exigirão a troca de personagens para descobrir. Todos recebem pelo menos uma área adaptada às suas habilidades, além do estágio introdutório. Há uma grande variedade entre os planetas que você visitará com muitos cenários extremamente legais. O estágio de introdução mostra você se infiltrando em uma estação espacial do lado de fora, enquanto a nave em que você está colide com uma explosão de fogo. Há um confronto frenético na selva, pois um número infinito de inimigos é derrubado ao longo do nível. Você até visitará um mundo temático do Velho Oeste que está em desacordo com os robôs gigantes que compõem o mundo Compati. Apesar de todo esse espetáculo, as batalhas contra chefes são mais realistas, embora você não deva confundir isso com elas sendo fáceis.
Cerca de metade dos chefes voltará em um mech gigante quando derrotado. O quarteto então convoca seus próprios robôs gigantes e combina como Voltron para uma ação do tamanho de Godzilla. Essas batalhas não são simples jogos de rock em sock em robôs. Na verdade, isso resultará em uma morte rápida. O computador é muito agressivo e sabe como atacar. Há algumas nuances, pois seu robô tem um conjunto de movimentos ofensivos e defensivos ativados por combinações de estilo de lutador de rua, mas isso é apenas se você quiser explorá-lo. Honestamente, você pode passar por esses encontros enviando spam ao escudo reflexivo.
The Great Battle IV não é um jogo incrivelmente difícil. Às vezes, fica muito lotado e a lentidão começa. Os danos são inevitáveis, mas os designers fizeram um bom trabalho ao espaçar os pacotes de saúde. Principalmente, tudo se resume a usar o personagem apropriado a qualquer momento. Isso geralmente significa que Kamen Rider está fora, pois o lança-chamas é muito fraco, mesmo com força total. Há um aumento perceptível quando se trata dos chefes, onde ter uma arma de nível três é quase obrigatório. O fato de seu poder voltar ao padrão após a morte o torna ainda pior.
Fazer um jogo de ação no estilo mega man com vários protagonistas não poderia ter sido fácil e o jogo faz um ótimo trabalho fazendo com que cada herói valha a pena.