Gênero: Esporte
Ano: 2024
Fabricante: Konami
Hacked: Equipe Puma
Neste jogo temos os clubes da Série A do Campeonato Carioca e mais da Série A2 e da B e C.
Os clubes que compõem o Cariocão 2024 são: Serrano, Macaé, Friburguense, Angra dos Reis, Audax Rio, Fluminense, Madureira, Tigres, Sampaio, Americano, Serra, Artsul, Boa Vista, Cabofriense, América, Bangu, Volta Redonda, Flamengo, Nova Iguaçu, Olaria, Vasco, Marica, Portuguesa, Duque de Caxias, Seleção da FERJ.
Gênero: Ação
Ano: 1994
Fabricante: SETA / Opus Corp.
Cerca de três anos após a segunda Guerra do Golfo entre os EUA e o Iraque, ASP Air Strike Patrol, ou Desert Fighter como era chamado na Europa, foi lançado. Era um tema bastante atual na época.
No jogo você joga como um piloto da Patrulha de Ataque Aéreo, que faz parte das forças da coalizão que estão travando uma guerra contra o país fictício de Zarak porque estão planejando uma invasão de Sweit. Você pode ver que os nomes lembram fortemente o Iraque e o Kuwait. Esses paralelos também são visíveis no jogo, à medida que você trava uma guerra no deserto e ataca alvos típicos da Guerra do Golfo.
No início de uma missão há uma descrição da missão na qual você pode ver quais alvos deve destruir. Você também recebe um limite de tempo para completar a missão. Uma missão normalmente ocorre em duas áreas diferentes, embora você possa mudar de área a qualquer momento. As missões envolvem sempre bombardear vários alvos militares. Por exemplo, existem sistemas de radar, aeroportos ou bases inimigas, lançadores de mísseis Scud ou simplesmente unidades inimigas, como tanques e outros veículos. Para destruir estes alvos você pode escolher duas aeronaves, cada uma com três versões: o caça a jato F-15 e o A-10.
Você pode trocar de aeronave a qualquer momento entre as missões, pois nunca poderá completar uma missão em apenas uma missão porque o número de bombas ou foguetes e combustível não são suficientes. Isso significa que você escolhe um avião na sede, decola e tenta eliminar o maior número possível de alvos antes de retornar. Porém, é preciso levar o tempo (do jogo) em consideração aqui, pois cada missão leva em torno de oito horas, e com uma meta de 48 horas, por exemplo, você só pode iniciar seis missões para a missão antes que o tempo acabe. No início o nível de dificuldade é bom, mas nas missões posteriores o tempo fica muito, muito apertado.
De vez em quando você verá notícias do GNN News na sede, dependendo do que está acontecendo atualmente nas missões. Se você atirar em suas próprias unidades, isso também será mencionado nas notícias. Se você abater muitas de suas próprias unidades (geralmente são tanques verdes, as unidades inimigas são sempre marrons), o jogo termina.
Além disso, na sede você pode ver o status da missão a qualquer momento e ainda obter informações bem detalhadas sobre o grau de destruição dos alvos e também quanto tempo resta, ou seja, quantas vezes você ainda pode voar nesta missão.
Você joga na perspectiva isométrica. Os gráficos fazem bastante sucesso, principalmente as unidades. O ambiente também parece muito bom, é claro que há poucos ou nenhum detalhe nas áreas onde não há inimigos, mas o jogo funciona muito bem. Alguns detalhes, como correntes de ar enquanto os aviões giram, teriam sido legais.
Os efeitos sonoros parecem bastante realista com tiros e explosões e soam muito bem. Quanto às músicas, em geral, não têm nada de especial, apenas cumprem o seu papel. Cada uma das nove fases tem sua própria música elas se encaixam bem com o ambinte das fases.
Com relação à jogabilidade, os aviões podem ser controlados facilmente, mas também de forma diferente dependendo do tipo de avião. O uso da mira é muito fácil e se adapta à velocidade da aeronave. A dificuldade aumenta à medida que você avança no jogo, embora você possa escolher um dos três níveis de dificuldade no início.
ASP Air Strike Patrol é um jogo que poucos parecem conhecer ou jogar, mas definitivamente é um que merece uma chance pelo menos uma vez .
Gênero: Aventura/Ação
Ano: 1993
Fabricante: SETA
Kendo Rage, conhecido como "Makeruna! Makendō 2" no Japão, é um jogo de plataforma lançado para o Super Nintendo em 1993. Ele combina elementos de ação, plataforma e aventura, envolvendo a protagonista Josephine numa jornada para resgatar sua irmã do malvado Dr. Gourmand.
O jogo apresenta gráficos coloridos e vibrantes, os ambientes são variados, desde florestas exuberantes até cavernas e castelos, proporcionando uma boa variedade visual.
Os controles são relativamente simples e responsivos, o que é essencial para um jogo de plataforma. Josephine, a personagem principal, usa sua espada de kendo para derrotar inimigos e pode executar diferentes movimentos, como pular, correr e deslizar. A mecânica de combate é satisfatória, embora possa parecer um pouco repetitiva após um tempo.
Como muitos jogos da época, Kendo Rage é conhecido por sua dificuldade. Alguns níveis são desafiadores e exigem precisão nos saltos e timing nos ataques para avançar. Isso pode ser gratificante para jogadores que gostam de um desafio, mas pode frustrar os menos experientes.
A trilha sonora é adequada ao estilo do jogo, com músicas animadas que se encaixam bem com a ação na tela. Os efeitos sonoros também são satisfatórios, embora possam parecer um pouco genéricos em comparação com outros jogos da mesma época.
A longevidade do jogo pode variar dependendo da habilidade do jogador. Para os jogadores que buscam completar todos os níveis e encontrar todos os segredos, há um bom fator de replay. No entanto, para aqueles que não estão tão interessados em perseguir pontuações altas ou desbloquear todos os segredos, o jogo pode perder o apelo após a primeira conclusão.
No geral, Kendo Rage é um jogo sólido de plataforma que oferece uma experiência divertida e desafiadora para os fãs do gênero. Embora possa não ser tão memorável quanto alguns dos títulos mais icônicos do Super Nintendo, ainda é lembrado com carinho por muitos jogadores que cresceram com o console.
Gênero: Ação
Ano: 1988/2024
Fabricante: Konami
Ported: Infidelity
O clássico jogo Contra de Nintendinho ganhou o port para o Super Nintendo. O autor da façanha é conhecido como Infidelity, já conhecido por ports de The Legend Of Zelda, Mega Man 2 e 4,
Metroid,
Duck Tales.
Certamente, se você é fã de videogames retrô e passou algum tempo na biblioteca do NES, conhece Contra como um dos melhores jogos da plataforma de todos os tempos e também como um dos mais difíceis.
Este título clássico de 1988, feito pela Konami, é famoso por sua dificuldade implacável. Os inimigos atacam em grandes números e com movimentos rápidos, tornando o jogo desafiador para os jogadores menos experientes. O jogo não tinha sistema de save ou passwords. Isso significa que os jogadores precisavam completar o jogo de uma só vez, o que era especialmente difícil devido à sua alta dificuldade.
Apesar da dificuldade, o jogo é curto, para jogadores habilidosos, Contra pode ser completado em um tempo relativamente curto.
Embora o jogo ofereça algumas armas diferentes para os jogadores usarem, a variedade não é tão grande quanto em alguns outros jogos do gênero. Além disso, os power-ups são limitados e não oferecem muita variedade estratégica.
Os gráficos e o som de eram impressionantes para a época de seu lançamento, bem coloridos e com música frenética.
Contra ainda é amplamente considerado um clássico e muitos jogadores continuam a apreciar sua jogabilidade desafiadora e sua influência duradoura no gênero de jogos de ação e tiros.
Esta versão de SNES também mapeou os botões L, R e X para mais funções:
L permite que o jogador metralhe com a arma na última posição apontada (não funcionará mirar para cima ou para baixo, já que o jogo original não permite que você usasse assim).
R permite que o jogador fique parado e atire em todas as direções (menos para baixo, já que você precisa estar no meio do salto para atirar para baixo)
Os jogadores agora podem segurar 2 armas, assim como no Contra III; X permite ao jogador alternar entre as duas armas.
Aqui temos duas versões, uma comum, com a trilha sonora do jogo original de 8-bits, e outra, numa versão MSU-1 (áudio com qualidade de CD), que conta com a trilha remasterizada que foi extraída da versão de Arcade e outra versão extraida do filme. Além disso, a versão MSU-1 conta com a clássica abertura em vídeo do logo da Konami.
Gênero: Esporte
Ano: 2024
Fabricante: Konami
O Torneio Norte-Nordeste de 1968 foi a primeira edição da competição organizada pela Confederação Brasileira de Desportos - CBD e chancelada pela CBF, para definir o campeão do Norte-Nordeste do Brasil e disputar o Torneio dos Campeões da CBD.
O Torneio Norte-Nordeste de 1968 foi realizado por 23 equipes do Norte e Nordeste do Brasil, com 137 partidas oficiais, iniciado em 28 de setembro de 1968 e apenas finalizado em 02 de março de 1969. A decisão ficou entre o Sport, campeão do Grupo Nordeste, e o Remo, campeão do Grupo Norte.
Sendo assim, a Equipe Falcon Brasil trás na versão do International Superstar Soccer clássico o TORNEIO NORTE-NORDESTE 1968.
O jogo conta com os 23 clubes participantes dessa primeira edição, sendo eles:
Remo-PA, CSA-AL, Piauí-PI, Ferroviário-CE, Moto Club-MA, Galicía-BA, ABC-RN, Campinense-PB, Paysandu-PA, Botafogo-PB, Fast Clube-AM, Flamengo-PI, Ferroviário-MA, Alecrim-RN, Calouros do Ar-CE, Fluminense de Feira-BA, Confiança-SE, CRB-AL, Nacional-AM, Santa Cruz-PE, Sport-PE, Sergipe-SE e Tuna Luso-PA.
A rom também conta com os times X do Central de Caruaru-PE (quarto colocado do Pernambucano 1967), Náutico (Hexa campeão Pernambucano e participante do Robertão de 1968), Bahia (participante do Robertão 1968) e o time Santos-SP (Santos de Pelé e campeão do Robertão de 1968) como o time Superstar onde poderão enfrenta-los no "Special game" do modo World Series.
As modificações da rom foram as seguintes:
Logo Konami/Falcon em alusão a TEG PERU, Logo da competição Torneio Norte-Nordeste 1968, áudio de abertura falando Torneio Norte-Nordeste por Marcos Fernandes, Narração de Marcos Fernandes (D83 Games), Menu com fontes de letras grandes, fundo móvel do D83 Games, descrição contendo a cidade e o estado de cada time mais o gráfico descritivo com média de 0 a 99, nova fonte dos nomes dos clubes no menu de escolha, escudos em formato de bandeira completa sem transparência, nomes das seleções no placar do jogo com três letras, estádio com muretas da arquibancada modificados, grande parte das paletas de cores do jogo foram modificadas para a textura em dourado, gramados de "tempo bom" modificados (Efra-16bits), moeda oficial da Equipe Falcon Brasil, Troféu no modo International Superstar Soccer em alusão ao troféu original do Torneio Norte-Nordeste 1968, elencos da época, cores dos uniformes e detalhes dos mesmos alternando nos 8 movimentos, entre outras modificações.
O Torneio Norte-Nordeste 1968 não é só uma homenagem ao Sport Club do Recife por ter conquistado essa edição e sim uma homenagem a todos os torcedores dos clubes do Norte e Nordeste desse nosso país gigante e diverso culturalmente, mas que ainda não dá oportunidades aos ditos "clubes de menor expressão" como tentaram fazer nessa época.
Créditos
Romhaker: Pedro Ribeiro, Equipe Falcon Brasil, Canal D83 Games e Canal Efra-16bits.
Gente, a primeira MSXRio de 2024 foi boa demais. Deu uma canseira… Mas valeu a pena Repetimos a parceria com a Nave do Conhecimento do Engenho de Dentro, novamente no melhor espaço que já nos foi disponibilizado. As restrições continuam: Proibição de vendas, horário restrito (9:30 horas até as 16:30 horas), estacionamento pago nas redondezas… Mas como já dissemos antes e repetimos aqui, este não é o local perfeito, mas é daqueles que se aproximam mais da perfeição.
E foi ainda melhor do que a 2a MSXRio’2023.
Vamos a números:
- 148 inscritos no Sympla, o que foi um recorde absoluto: Quase 50% mais inscritos do que o maior número de inscrições nos eventos anteriores.
- 90 pessoas participaram do evento no dia. NOVENTA! Batemos a MSXRio 2001, que foi na SUAM. Nela, tivemos uma matéria de página inteira no caderno de informática do jornal O Dia (olha ela aí do lado), que levou 85 pessoas ao espaço. Nesse, tivemos mais.
Alguns membros da equipe de organização defendem que tivemos mais de 100 pessoas no evento, devido a falhas nossas no check-in. Mas também teve gente que fez inscrição para mais de uma pessoa, mas no dia foi sozinho, e o check-in acabou sendo feito para todos os ingressos. Então, numa previsão bem conservadora e oficial, ficamos nas 90 pessoas mesmo.
- 16 expositores. Tinha MSX de tudo que é tipo: Yamaha japonês tocando música, Turbo-R, micro vendido no Oriente Médio, MSXs em FPGA (SM-X, SM-X HB e Zemmix Neo compareceram), protótipos (o MSX Goua’uld é muito interessante!) MSX usado na Rússia, MSX “fazido por eu” (as máquinas do Augusto Baffa são sempre uma atração à parte)… E os MSXs nacionais: Expert e Hotbit compareceram também. Tivemos uma boa diversidade: Sharp do Brasil, Sanyo, Gradiente, Panasonic, Sony, fora os “feitos em casa”.
Graças ao credenciamento prévio, pudemos ter uma contagem de quantas pessoas vieram. Quem fez seu credenciamento, ganhou um chaveiro com o logo daquele que é “o mais mágico dos microcomputadores” (que dizer, menos eu, que ainda estou sem chaveiro!). Nossa eterna gratidão ao David, que cuidou do tráfego pago no Facebook, e no dia ajudou um bocado, mesmo com a tensão devido aos lanches. Se alguém quiser fazer tráfego pago em redes sociais com ele, manda uma mensagem que a gente indica, recomenda e passa o contato (é sério).
Tivemos um contratempo no dia anterior para prepararmos o espaço, visto que estávamos competindo com a Copa Carioca de e-Sports. A confusão ocorreu devido às mesas que poderíamos usar… No final das contas alugamos mesas e tivemos que alugar mais mesas. Usamos todas, sobrou nenhuma. E na sexta, arrumamos tudo: Organizamos as mesas, forramo-as, colocamos os expositores, passamos as extensões, testamos as tomadas e filtros de linha, preparamos todo o espaço.
Valeu a pena.
No dia, foi a loucura bacana que vocês podem ver nesse vídeo em timelapse que eu fiz durante o encontro:
Aliás, essa foi uma surpresa para quase todo mundo. Eu levei um Koolu, um mini-microcomputador que eu tenho em casa, e a minha webcam. Configurei um programa (o fswebcam) de forma que ele tirasse uma foto a cada 15 segundos, em média. E ele registrou todo o evento, entre 09:30 e 16:30. Daí, foi pegar as mais de 1700 fotos tiradas e transformar num vídeo (valeu, ffmpeg).
Houveram momentos em que nós, organizadores, mal conseguiam parar na frente dos seus próprios micros. Eu levei “a ONU” para ser exibida, e um dos “delegados” (o Yamaha YIS-604/128, esse aí em cima) passou o dia todo tocando música de jogos, aproveitando o módulo SFG-05 que ele tem). Muita gente veio conversar conosco, e nós, como anfitriões, demos a devida atenção a todos que nos procuravam.
Temos um álbum de fotos, que está disponível nesse link aqui. São 108 fotos, selecionadas a partir de um universo de mais de 180 imagens registradas. Novamente, nosso muito obrigado a todos que disponibilizaram generosamente suas fotos para nosso acervo. O álbum está disponível no site do grupo MSXRio, na seção Fotos e subseção Década de 2020.
Como o espaço foi reservado para nós e para a Copa Carioca de e-Sports, só haviam pessoas por lá que estivessem voltadas a um evento ou ao outro. As pessoas que normalmente visitam a Nave do Conhecimento, não passaram pelo nosso encontro. E dizer para vocês que novamente é muito bom ver as fotos desse álbum e dizer que não conheço várias das pessoas que lá estiveram. E falo isso com alegria: Uma métrica bem aceitável que temos para encontros é ver quantas pessoas novas estiveram em um encontro. Logo, a MSXRio 2024 foi um retumbante sucesso.
Nesse evento, as correções de rota que tínhamos que fazer, foram feitas. Então, certos problemas que tivemos na última MSXRio de 2023, não ocorreram agora. Ainda faltou correia de crachá, houve um vazamento de água pra dentro do auditório (problema no bebedouro próximo), não pudemos usar o projetor (por conta do evento concorrente já citado)…
Mas certamente esta é a maior MSXRio que já tivemos, e provavelmente uma das melhores.
Muito obrigado a você, que participou desse encontro. A gente se empenha há tantos anos para realizar um encontro cada vez melhor. A MSXRio é seguramente o encontro de retrocomputação mais antigo em atividade no Brasil. E ouvir das pessoas um “ótimo evento”, “foi muito bom”, “obrigado por esse dia”… Faz toda a diferença.
Anotem na agenda:
- 23 de junho: Rio Retrogames – Club Municipal da Tijuca – Rua Haddock Lobo, 359 – Tijuca – Rio de Janeiro – RJ. Somos parceiros da organização, e estaremos lá com nossas “máquinas de fazer doido”.
- 2 e 3 de agosto: RetroRio no CEFET-RJ – Rua General Canabarro, 485 – Maracanã – Rio de Janeiro – RJ. Em breve traremos maiores informações a respeito do evento.
- 19 de outubro (a princípio): MSXRio 2024 (2a do ano) na Nave do Conhecimento Engenho de Dentro – Rua Arquias Cordeiro, 1715 – Engenho de Dentro – Rio de Janeiro – RJ.
Ah, querem vídeos? Temos vídeos! Mas são poucos, apenas dois:
Se vocês tiverem fotos e vídeos para contribuir com o nosso acervo, fale conosco. A playlist está aqui.
Todo o poder aos MSXzeiros! Que o MSX viva para sempre! E viva a MSXRio!
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