Olá amigos, como vão? Faz uma cara que não temos review novo no Blog do QG, mas voltamos aqui por uma ótima causa: confira aqui um remake indie sonhado por muitos proprietários do Master para curtir no Mega Drive. Estamos falando de Hayato's Journey!
Desde os anos 90 um jogo me fascinou muito e era Kenseiden para o Master System. O primeiro jogo de luta que joguei (pessimamente, afinal, foi no Master de um primo bem ciumento com seu console) e apesar de ter sido criado para competir com Castlevania do NES pela temática de terror, ele ficou mais marcado pela sua temática oriental. Tanto que temos farto material sobre o Game aqui no QG.
Uma dupla desenvolvedores talentosos pegaram a empreitada de fazer um remake digno de continuar essa obra, o Master Linkuei (que já tem um bom curriculo de upgrades de games clássicos) e o músico Edmo Caldas pegaram pesado e montaram o game.
GRÁFICOS E SONS
A parte boa é que fãs de Hayato não terão do que se queixar da fidelidade da continuação espiritual do game: os gráficos são diretamente baseados do jogo original, com algumas modificações na paleta de cores e mais detalhados, aproveitando de ser o jogo desenvolvido para o Mega Drive. As cores do protagonista parecem inspirados na versão Sul coreana do jogo.
Os acréscimos que encontrei aparecem tirados de outros jogos da SEGA, como Revenge of Shinobi e Spellcaster.
A trilha, sob a batuta de Edmo Caldas, dispensa comentários e pode ser conferida antecipadamente no Options.
Uma das coisas mais geniais é que ao jogar Kenseiden, apesar de adorar o game, sentia falta de mais inimigos humanos (Ninja e outros samurais, os de forma humana são fantasmas) e lá estão, ripados de games como Shinobi, os guerreiros medievais japoneses como adversários de Hayato.
O Dragão que só aparecia no nome da sua espada, aparece no game. Algo que me causou uma sensação que me lembra quando vi a capa do Mortal Kombat 1 e depois o vi no fatality do Mortal Kombat II.
WAY OF THE WARRIOR
E na parte da Ação e jogabilidade é que encontramos a originalidade. Na história, não temos o Hayato canônico, mas um de seus descendentes que recebe do seu Mestre a advertência do retorno do vilão Yonensai que sequestra sua namorada (mais retrô que esse plot, impossível). No caminho, também ele resgata alguns camponeses no estilo de Shinobi e Golden Axe 3.
Neste game, o jovem Hayato tem o repertório completo que seu ancestral adquiriu no game original, sem precisar de desbloqueio e pode ser conferido na Info. Ele também conta com flechas e uma magia do tipo Limpa-tela. É um samurai completo, apesar da primeira versão eu entender que a ideia principal era ele resolver tudo na espada.
Aliás, o desafio é duríssimo, principalmente nas fases de plataformas que você precisa dosar os saltos. Mas isso, só me deu a sensação de quando estreei o primeiro jogo, antes de memorizar cada "armadilha " preparada pelos desenvolvedores.
CONSIDERAÇÕES FINAIS Se você é como eu, que tem saudades de um jogo 8-16 bits novo e foi muito fã de Kenseiden nos anos 80 e 90, não vai se arrepender deste game.
Ele preenche a sensação de nostalgia de muitos fãs que sentiram falta de uma continuação.
Ele pode ser encontrado pra baixar, e como serviço à comunidade retrogamer, absolutamente gratuito por respeitar os direitos autorais da SEGA.
https://master-linkuei.itch.io/hayatos-journey
Master Linkuei e Edmo Caldas estão de parabéns. ????????????
Recomendo! Até o próximo review!
Gênero: Aventura
Ano: 2024
Fabricante: Rare / Nintendp
Hacked: Rainbow Sprinklez
Venha se juntar a Mario nesta aventura única na Ilha DK!
Este é um hack do DKC para o SNES. Mas agora temos o Mario como protagonista. O motor de física ainda é totalmente de DKC. Apenas algumas coisas foram modificadas para funcionar aqui.
Os cenários são basicamente os mesmos do DKC 1, mas com algumas mudanças de inimigos e reposicionamentos desses, bem como de outros objetos. Algumas fases tiverem o level design modificado.
A maioria das músicas foi alterada. Todas as músicas feitas aqui foram sequenciadas no motor de som Rare, algo inédito numa hack de DKC. A trilha é composta com músicas do próprio jogo da franquia Mario, mas também tem de outros jogos como Zelda e Mega Man etc.
A jogabilidade pode parecer um pouco estranha inicialmente. Mario parece que é muito leve e rápido. Essa estranheza é sentida porque estamos acostumados com os macacos que são mais cadenciados e pesados. Mas depois de pouco tempo de jogatina, essa sensação passa e o jogador se adapta.
Para os fãs de Mario e DKC, essa é uma hack mais do que recomendada.
Laplace no Ma (Laplace Demon) é um RPG de terror baseado em turnos com uma inclinação Lovecraftiana. Situado na cidade fictícia de Newcam, Massachusetts, em 1924, o jogador e vários investigadores paranormais investigam alguns rumores perturbadores em torno de uma mansão nos arredores da cidade.
Laplace Demon agora conta com uma tradução totalmente em português do Brasil. Todos os textos e gráficos 100% traduzidos, tudo com as devidas acentuações.
Equipe de Tradução
Dindo: Tradução, Revisão e Romhacking
Kuroi: Dump
Anime_World: Asm e menu Pré-renderizado
Estado da Tradução
Diálogos: 100%
Objetos, itens, magias, etc.: 100%
Menu e outros: 100%
Revisão do roteiro: 100%
Créditos: 100%
Introdução: 100%
Outros: 100%
Versão principal 1.00 01/08/2024
Skyblazer acaba de receber uma tradução completa para o nosso idioma, agora sendo totalmente em português do Brasil.
Estado do projeto
HACK 100%
Gráficos 100%
Textos 100%
Acentuação 100%
Revisão 100%
Versão 1.2
Equipe de tradução
Retroman_X - ASM Hack, gráficos, tradução.
Dindo - Revisão.
Anime - Apoio, suporte e várias aulas na madrugada
Grupo: Vila Oculta do Romhacking
Alcahest é um RPG de ação que apresenta batalhas em tempo real. O jogador assume o papel de Alen, um espadachim em uma missão para libertar o mundo das mãos do imperador Babilom, um emissário do Deus do Mundo Demoníaco, Alcahest. Durante a aventura, o jogador encontra aliados, procura itens e desenvolve suas habilidades.
Lançado em 1993, o jogo teve Satoru Iwata como produtor. Ele ganhou notoriedade posteriormente ao se tornar um dos presidentes mais bem-sucedidos da Nintendo. O jogo foi desenvolvido pela HAL Laboratory e nunca foi lançado fora do Japão. O produtor foi Satoru Iwata, que posteriormente se tornou o CEO mais bem sucedido da Nintendo.
Agora Alcahest recebeu uma nova tradução totalmente em português do Brasil. Todos os textos e gráficos 100% traduzidos, tudo com as devidas acentuações.
Equipe de tradução
Dindo: Coordenação e Tradução
Taihen: ROM Hacking e Programação
Sliter: Gráficos "GAME OVER" e "THE END"
Gênero: Esporte
Ano: 2024
Fabricante: Konami
Hacked: Equipe Puma
Neste jogo temos os clubes da Série A do Campeonato Carioca e mais da Série A2 e da B e C.
Os clubes que compõem o Cariocão 2024 são: Serrano, Macaé, Friburguense, Angra dos Reis, Audax Rio, Fluminense, Madureira, Tigres, Sampaio, Americano, Serra, Artsul, Boa Vista, Cabofriense, América, Bangu, Volta Redonda, Flamengo, Nova Iguaçu, Olaria, Vasco, Marica, Portuguesa, Duque de Caxias, Seleção da FERJ.
Dragon Ball Z: Hyper Dimension é um jogo de luta 'baseado no anime Dragon Ball Z lançado para o Super Famicom no Japão em 29 de Março de 1996 e o Super Nintendo na Europa em Fevereiro de 1997. Foi O último jogo sobre Dragon Ball Z a ser lançado para o console. Hyper Dimension apresenta uma história semelhante à do anime Dragon Ball Z, ocorrendo no final da Saga Freeza até a Saga Kid Boo.
E agora temos uma tradução completa em português do Brasil.
Créditos da tradução
Estado da tradução
Hack 100%
Gráficos 100%
Textos 100%
Acentuação 100%
Revisão 100%
Grupo
Vila Oculta do Romhacking
Equipe
Retroman_X - ASM Hack, gráficos, tradução.
Anime_World - ASM Hack e tradução.
Ox_Carnage - Tradução
Dindo - Revisão In Game
Agradecimentos
Anime_World
Ox_Carnage
Dindo
OBS: Não funciona no SNES9X, recomedável usar o
BSNES.
Gênero: Esporte
Ano: 2024
Fabricante: Konami
Hacked:Falcon Brasil (Pedro Ribeiro)
A alguns dias atrás o mundo do futebol receberia a grata mensagem de que a lenda Romário estaria retornando da aposentadoria aos 58 anos. O craque do Tetra, que é presidente do América Football Club do Rio de Janeiro, irá atuar pelo clube nesta temporada na segunda divisão do campeonato carioca. Ele jogará ao lado de seu filho Romarinho e do André ex-Santos e ex-Sport Recife. Aproveitando essa notícia espetacular e unindo a ideia do Santa Cruz de Recife, que tentou organizar uma competição com clubes tradicionais de todo o Brasil que tenham feitos históricos no cenário nacional, mas que estão numa má fase momentaneamente, a Equipe Falcon Brasil trás o jogo Romário Soccer 2024 com o Romário nos dias atuais mais esses outros clubes.
Clubes presentes nesta edição de Romário Soccer 2024: América RJ, Anapolina GO, Bangu RJ, Campinense PB, Campo Grande RJ, Central PE, Desportiva ES, Fluminense de Feira BA, Gama DF, Goytacaz RJ, Inter Limeira SP, Joinville SC, Juventus SP, Mogi Mirim SP, Operário MS, Paraná PR, Paulista de Jundiaí SP, Portuguesa SP, Rio Branco ES, Salgueiro PE, Santa Cruz PE, São Caetano SP, Tuna Luso PA , U. S. João de Araras SP, Uberlândia MG, XV de Piracicaba SP e Brasil 1994 (Superstar).
Melhorias presentes na Rom: Logo Konami/FalconBR novo, Logomarca da competição na tela de abertura do jogo, áudio de Galvão Bueno falando "Vai Romárioooo... Soccer 2024", Menu com ícones na seleção de modos do jogo, imagem de fundo móvel contendo "D83 Games Superstar Soccer", Paletas de cores modificadas, Bandeiras dos clubes no formato sem transparência, fontes laranjas modificadas (nomes grandes), fontes dos nomes dos clubes com três letras mais sigla do estado em questão no placar do jogo, mureta da arquibancada personalizada, novas paletas de cores dos gramados, narração de Galvão Bueno, troféu personalizado presente no chaveamento do modo International Cup, nomes, aparências e uniformes dos árbitros personalizados, entre outras modificações no geral.
Romário Soccer 2024 é uma ótima opção para as pessoas mais novas que não viram a lenda Romário jogar. Essa é uma ótima oportunidade.
Dragon Ball Z: Super Gokuden: Totsugeki-Hen (Dragon Ball Z - A Lenda de Goku: Embate) é um jogo lançado em 24 de março de 1995 para o console Super Famicom apenas no Japão. Super Gokuden: Totsugeki-Hen narra as aventuras de Goku e seus amigos no início de Dragon Ball até a batalha final com Piccolo Daimaoh.
E agora temos uma tradução completa em português do Brasil, inclusive com dublagem.
Infomações sobre a tradução:
Créditos
Tradução: Nathan.
Ferramenta de Edição: Neige.
Dublagem: Bruno Sigaki.
Gráficos: Taihen, Uão e Gopicolo.
Romhacking Adicional: Taihen.
Revisão: Adachi, Angelminerva, Arreguy, Azura, Bruno Sigaki, Foxythefoxd, Kixadaense, Nerivankazuto, Hethon e Sahgo.
Progresso da Tradução
Diálogos: 100%
Gráficos: 100%
Dublagem: 100%
Batalhas: 100%
Eventos: 100%
Técnicas: 100%
Locais: 100%
Intervalos: 100%
Menus: 100%
Títulos das Trilha Sonoras: 100%
Gênero: Aventura
Ano: 2024
Fabricante: Nintendo
Hacked: bandicoot
The Adventures of Bucken Berry and Ala-Gold (As Aventuras de Bucken Berry e Ala-Gold) é uma nova hack criada por bandicoot, autor já conhecido por criar excelentes trabalhos.
Essa hack nos traz uma aventura cuja história foi pensada com uma forma de pre-sequência do Jogo "New Super Mario Bros Wii". Aqui nossos protagonistas apelidados por muitos fãs como Bucken Berry e Ala-Gold (também conhecidos como Toad Azul e Toad Amarelo) estiveram treinando juntos com o Mario e a Princesa para serem os novos guardiões do Reino dos Cogumelos.
Mas um dia após os treinos, a Princesa desapareceu misteriosamente. Suspeitando novamente de Bowser, Mario saiu em busca dela, mas dias se passaram e ele não retornou, então nossos novos heróis decidem sair em sua primeira aventura para resgatar seu mestre Mario e a Princesa e salvar o dia!
O jogo conta com 7 mundos para explorar cheios de fases criativas e desafios, além de um mundo secreto mais desafiante e com muitos segredos. São 93 saídas, completar 100% exigirá bastante dedicação.
Além das habilidades habituais, nossos heróis Toads possuem outras novas, como o alto em parede (walljump) e o pulo carregado.
Graficamente o jogo é belíssimo e conta com uma paleta de cores bem colorida, variada e vibrante, com cenários em vários ambientes. As fases contam com um level design criativo e inteligente, tornando a jogatina divertida.
As músicas são bem variadas, com temas clássicos da franquia e de outros jogos clássicos, bem como com temas originais.
A dificuldade é progressiva, aumentando conforme avança pelas fases, sendo um pouco mais elevada que o jogo original, mas nada que exija o uso de save states, mas algumas fases exigirão habilidade e paciência.
The Adventures of Bucken Berry and Ala-Gold é mais uma hack que é altamente recomendada para os fãs do bigodudo.
Gênero: Puzzle
Ano: 1993
Fabricante: Millenium Interactive / Sony Imagesoft
Super Morph é um jogo de quebra-cabeça onde você controla um pequeno personagem chamado Morph que era na verdade um garoto completamente normal, mas depois que um experimento com a máquina sinistra de um amigo cientista deu errado, tudo o que resta de seu corpo são 4 mutações diferentes, todas com propriedades físicas próprias.
Existe a forma de nuvem, que pode flutuar para cima, e somente a forma de nuvem não pode se mover para baixo. Existe a forma Bouncy Ball, que é uma bola saltitante e a única forma que pode pular. Existe a forma de Bola de Boliche, que tem uma força incrível e pode quebrar paredes. Finalmente, existe a forma de gota d'água, que pode passar pelas rachaduras do chão. Na maioria dos níveis, você precisará usar seu cérebro e todas as quatro formas para completar o quebra-cabeça.
O objetivo em cada nível é encontrar um item de engrenagem e depois escapar para a saída com ele. Isto pode parecer simples, mas mencionei anteriormente que este é um jogo de quebra-cabeça; e nada é tão simples quanto parece em um jogo de quebra-cabeça real. Ao longo do caminho existem muitos obstáculos, muitos dos quais só podem ser enfrentados de uma determinada forma; por exemplo, tente cruzar uma chama com a bola de borracha e você derreterá. mas tente com uma gota d'água e você apagará o fogo. No entanto, o desafio é que você só pode usar morfos depois de coletá-los. Tentar usar uma metamorfose para a qual você não tem garantia na forma de um item resultará em uma perda rápida e em uma viagem grátis de volta ao início do estágio. O design pode parecer insípido, mas é apenas porque as palavras não podem fazer justiça a ele; é realmente único e divertido.
Os gráficos são coloridos, os efeitos sonoros são adequados e os controles são sólidos. Existem elementos de ação no jogo; ser capaz de pular é obrigatório nos níveis posteriores.
O jogo parece um pouco curto. De certa forma, isso pode ser uma coisa boa, pois o jogo poderia ficar cansativo. Não é o tipo de jogo que você vai ficar acordado a noite toda jogando, mas às vezes pode ser muito divertido.
No geral, este é um jogo original e acima da média. Se eu tivesse que compará-lo com outro, diria que é mais parecido com a série Lost Vikings, também no SNES. Jogo sólido que a maioria irá gostar, mas poucos conseguirão completá-lo, exatamente como um jogo de quebra-cabeça deveria ser.
Gênero: Ação
Ano: 1994
Fabricante: SETA / Opus Corp.
Cerca de três anos após a segunda Guerra do Golfo entre os EUA e o Iraque, ASP Air Strike Patrol, ou Desert Fighter como era chamado na Europa, foi lançado. Era um tema bastante atual na época.
No jogo você joga como um piloto da Patrulha de Ataque Aéreo, que faz parte das forças da coalizão que estão travando uma guerra contra o país fictício de Zarak porque estão planejando uma invasão de Sweit. Você pode ver que os nomes lembram fortemente o Iraque e o Kuwait. Esses paralelos também são visíveis no jogo, à medida que você trava uma guerra no deserto e ataca alvos típicos da Guerra do Golfo.
No início de uma missão há uma descrição da missão na qual você pode ver quais alvos deve destruir. Você também recebe um limite de tempo para completar a missão. Uma missão normalmente ocorre em duas áreas diferentes, embora você possa mudar de área a qualquer momento. As missões envolvem sempre bombardear vários alvos militares. Por exemplo, existem sistemas de radar, aeroportos ou bases inimigas, lançadores de mísseis Scud ou simplesmente unidades inimigas, como tanques e outros veículos. Para destruir estes alvos você pode escolher duas aeronaves, cada uma com três versões: o caça a jato F-15 e o A-10.
Você pode trocar de aeronave a qualquer momento entre as missões, pois nunca poderá completar uma missão em apenas uma missão porque o número de bombas ou foguetes e combustível não são suficientes. Isso significa que você escolhe um avião na sede, decola e tenta eliminar o maior número possível de alvos antes de retornar. Porém, é preciso levar o tempo (do jogo) em consideração aqui, pois cada missão leva em torno de oito horas, e com uma meta de 48 horas, por exemplo, você só pode iniciar seis missões para a missão antes que o tempo acabe. No início o nível de dificuldade é bom, mas nas missões posteriores o tempo fica muito, muito apertado.
De vez em quando você verá notícias do GNN News na sede, dependendo do que está acontecendo atualmente nas missões. Se você atirar em suas próprias unidades, isso também será mencionado nas notícias. Se você abater muitas de suas próprias unidades (geralmente são tanques verdes, as unidades inimigas são sempre marrons), o jogo termina.
Além disso, na sede você pode ver o status da missão a qualquer momento e ainda obter informações bem detalhadas sobre o grau de destruição dos alvos e também quanto tempo resta, ou seja, quantas vezes você ainda pode voar nesta missão.
Você joga na perspectiva isométrica. Os gráficos fazem bastante sucesso, principalmente as unidades. O ambiente também parece muito bom, é claro que há poucos ou nenhum detalhe nas áreas onde não há inimigos, mas o jogo funciona muito bem. Alguns detalhes, como correntes de ar enquanto os aviões giram, teriam sido legais.
Os efeitos sonoros parecem bastante realista com tiros e explosões e soam muito bem. Quanto às músicas, em geral, não têm nada de especial, apenas cumprem o seu papel. Cada uma das nove fases tem sua própria música elas se encaixam bem com o ambinte das fases.
Com relação à jogabilidade, os aviões podem ser controlados facilmente, mas também de forma diferente dependendo do tipo de avião. O uso da mira é muito fácil e se adapta à velocidade da aeronave. A dificuldade aumenta à medida que você avança no jogo, embora você possa escolher um dos três níveis de dificuldade no início.
ASP Air Strike Patrol é um jogo que poucos parecem conhecer ou jogar, mas definitivamente é um que merece uma chance pelo menos uma vez .
Gênero: Esporte
Ano: 2023
Fabricante: Konami
Hacked: Equipe Falcon Brasil
Futebol Brasileiro 2023 é uma versão do Brasileirão do referido ano feito em cima do International Superstar Soccer Deluxe. O jogo conta com as equipes das Série A de 2023, alguns times da Série B e o Time X com uma seleção mista de craques.
Gênero: Corrida
Ano: 2024
Fabricante: Kemco
Hacked: Tardeli Costa (Canal D83 Games)
Top Gear Fórmula 1 2024 é um romhack de Tardeli Costa do canal
D83 Games. Como o próprio nome sugere, todos os carros agora têm a aparência de carro da F1, sendo possível jogar com quatro cores diferentes: vermelho, amarelo, azul e preto.
Apesar de se trarar apenas de uma nova roupagem para os veículos, tal novidade pode valer a pena para quem deseja revisitar o velho clássico com algo novo.
Gênero: Aventura/Ação
Ano: 1993
Fabricante: SETA
Kendo Rage, conhecido como "Makeruna! Makendō 2" no Japão, é um jogo de plataforma lançado para o Super Nintendo em 1993. Ele combina elementos de ação, plataforma e aventura, envolvendo a protagonista Josephine numa jornada para resgatar sua irmã do malvado Dr. Gourmand.
O jogo apresenta gráficos coloridos e vibrantes, os ambientes são variados, desde florestas exuberantes até cavernas e castelos, proporcionando uma boa variedade visual.
Os controles são relativamente simples e responsivos, o que é essencial para um jogo de plataforma. Josephine, a personagem principal, usa sua espada de kendo para derrotar inimigos e pode executar diferentes movimentos, como pular, correr e deslizar. A mecânica de combate é satisfatória, embora possa parecer um pouco repetitiva após um tempo.
Como muitos jogos da época, Kendo Rage é conhecido por sua dificuldade. Alguns níveis são desafiadores e exigem precisão nos saltos e timing nos ataques para avançar. Isso pode ser gratificante para jogadores que gostam de um desafio, mas pode frustrar os menos experientes.
A trilha sonora é adequada ao estilo do jogo, com músicas animadas que se encaixam bem com a ação na tela. Os efeitos sonoros também são satisfatórios, embora possam parecer um pouco genéricos em comparação com outros jogos da mesma época.
A longevidade do jogo pode variar dependendo da habilidade do jogador. Para os jogadores que buscam completar todos os níveis e encontrar todos os segredos, há um bom fator de replay. No entanto, para aqueles que não estão tão interessados em perseguir pontuações altas ou desbloquear todos os segredos, o jogo pode perder o apelo após a primeira conclusão.
No geral, Kendo Rage é um jogo sólido de plataforma que oferece uma experiência divertida e desafiadora para os fãs do gênero. Embora possa não ser tão memorável quanto alguns dos títulos mais icônicos do Super Nintendo, ainda é lembrado com carinho por muitos jogadores que cresceram com o console.
Gênero: Esporte
Ano: 2023
Fabricante: Konami
Hacked: Equipe Falcon Brasil
A equipe Falcon Brasil de Edições anunciou hoje a criação de uma hack incrível para o jogo International Superstar Soccer. Com gráficos novos e uma temática estilizada, a equipe conseguiu transformar o jogo em algo ainda mais divertido e atraente. O tema escolhido para a hack foi a Copa João Havelange, que substituiu o Campeonato Brasileiro de 2000.
Entre as várias melhorias estão: duas logos de introdução, a logo oficial da competição, narração do Galvão, áudio do Galvão falando sobre a Copa João Havelange, novo estilo de menu inicial, fundo móvel com a frase "Copa João Havelange ano 2000", bandeiras personalizadas no formato quadrado e com transparência, cenários com descrições customizadas baseadas em jogos reais da época, troféu da Copa do Brasil de 2000, cobradores de faltas icônicos, placar com nova textura amarelo/dourada durante as partidas, tradução dos menus de partida e dos textos dentro da partida, customização das paletas de cores nas tabelas de classificação, e placas com nomes grandes.
tela de intro diferente
Gênero: Ação
Ano: 1988/2024
Fabricante: Konami
Ported: Infidelity
O clássico jogo Contra de Nintendinho ganhou o port para o Super Nintendo. O autor da façanha é conhecido como Infidelity, já conhecido por ports de The Legend Of Zelda, Mega Man 2 e 4,
Metroid,
Duck Tales.
Certamente, se você é fã de videogames retrô e passou algum tempo na biblioteca do NES, conhece Contra como um dos melhores jogos da plataforma de todos os tempos e também como um dos mais difíceis.
Este título clássico de 1988, feito pela Konami, é famoso por sua dificuldade implacável. Os inimigos atacam em grandes números e com movimentos rápidos, tornando o jogo desafiador para os jogadores menos experientes. O jogo não tinha sistema de save ou passwords. Isso significa que os jogadores precisavam completar o jogo de uma só vez, o que era especialmente difícil devido à sua alta dificuldade.
Apesar da dificuldade, o jogo é curto, para jogadores habilidosos, Contra pode ser completado em um tempo relativamente curto.
Embora o jogo ofereça algumas armas diferentes para os jogadores usarem, a variedade não é tão grande quanto em alguns outros jogos do gênero. Além disso, os power-ups são limitados e não oferecem muita variedade estratégica.
Os gráficos e o som de eram impressionantes para a época de seu lançamento, bem coloridos e com música frenética.
Contra ainda é amplamente considerado um clássico e muitos jogadores continuam a apreciar sua jogabilidade desafiadora e sua influência duradoura no gênero de jogos de ação e tiros.
Esta versão de SNES também mapeou os botões L, R e X para mais funções:
L permite que o jogador metralhe com a arma na última posição apontada (não funcionará mirar para cima ou para baixo, já que o jogo original não permite que você usasse assim).
R permite que o jogador fique parado e atire em todas as direções (menos para baixo, já que você precisa estar no meio do salto para atirar para baixo)
Os jogadores agora podem segurar 2 armas, assim como no Contra III; X permite ao jogador alternar entre as duas armas.
Aqui temos duas versões, uma comum, com a trilha sonora do jogo original de 8-bits, e outra, numa versão MSU-1 (áudio com qualidade de CD), que conta com a trilha remasterizada que foi extraída da versão de Arcade e outra versão extraida do filme. Além disso, a versão MSU-1 conta com a clássica abertura em vídeo do logo da Konami.
Gênero: Esporte
Ano: 2024
Fabricante: Konami
Hacked: Manoel Messias/Colaboradores
Super Copa BR Deluxe é uma hack feita do jogo International Superstar Soccer Deluxe. Conta com muitas equipe com menor expressão do futebol brasileiro, que trazem as seguintes novidades, segundo o autor: todos os estádios editados; novos detalhes de uniformes nos pôsteres; detalhes diferenciados para os dois uniformes do mesmo time e outras novidades.
Vale destaque para as placas de publicidade dos estádios, com várias homenagens a grandes jogadores e muitas referências de pessoasm sites e canais do mundo de retrogames.