¡Hola a todos!, hay problemas con la web que espero poder arreglar lo antes posible, ¡mil perdones!

Ver índice de webs/blogs

The Great Battle IV [Super Nintendo para sempre!] [[fuente]]


Gênero: Ação
Ano: 1994
Fabricante: Sun L / Banpresto
The Great Battle IV é um jogo de ação de plataforma que o coloca em competição com alguns dos melhores jogos de ação já feitos. Não há como negar que o Great Battle IV se baseia fortemente no Mega Man X, mas ainda consegue incorporar algumas ideias legais por conta própria. Mecanicamente, o Great Battle IV tem falhas que o colocam abaixo do jogo que ele imita, mas ainda é um título sólido.

O jogo conta com quatro heróis e eles são distintamente únicos. Gundam é incrivelmente versátil, equipado com um lançador de granadas e a capacidade de pairar por alguns segundos. Fighter Roa joga quase exatamente como Mega Man com um salto duplo. Se ele pudesse deslizar e chutar paredes, as semelhanças seriam ainda mais flagrantes. Essa habilidade particular pertence a Kamen Rider. Infelizmente, esse é seu único poder útil, já que seu lança-chamas é péssimo. Por último, mas não menos importante, está Ultraman, o peso-pesado da tripulação. Sua bazuca é a arma de escolha, pois é a mais poderosa. Além disso, ele pode rolar como uma bola para encontrar power-ups e se espremer em passagens apertadas. Para nerfá-lo um pouco, sua proeza de salto é a mais fraca.
O design das fases é consistente por toda parte. Existem muitos espaços abertos e áreas secretas que exigirão a troca de personagens para descobrir. Todos recebem pelo menos uma área adaptada às suas habilidades, além do estágio introdutório. Há uma grande variedade entre os planetas que você visitará com muitos cenários extremamente legais. O estágio de introdução mostra você se infiltrando em uma estação espacial do lado de fora, enquanto a nave em que você está colide com uma explosão de fogo. Há um confronto frenético na selva, pois um número infinito de inimigos é derrubado ao longo do nível. Você até visitará um mundo temático do Velho Oeste que está em desacordo com os robôs gigantes que compõem o mundo Compati. Apesar de todo esse espetáculo, as batalhas contra chefes são mais realistas, embora você não deva confundir isso com elas sendo fáceis.
Cerca de metade dos chefes voltará em um mech gigante quando derrotado. O quarteto então convoca seus próprios robôs gigantes e combina como Voltron para uma ação do tamanho de Godzilla. Essas batalhas não são simples jogos de rock em sock em robôs. Na verdade, isso resultará em uma morte rápida. O computador é muito agressivo e sabe como atacar. Há algumas nuances, pois seu robô tem um conjunto de movimentos ofensivos e defensivos ativados por combinações de estilo de lutador de rua, mas isso é apenas se você quiser explorá-lo. Honestamente, você pode passar por esses encontros enviando spam ao escudo reflexivo.
The Great Battle IV não é um jogo incrivelmente difícil. Às vezes, fica muito lotado e a lentidão começa. Os danos são inevitáveis, mas os designers fizeram um bom trabalho ao espaçar os pacotes de saúde. Principalmente, tudo se resume a usar o personagem apropriado a qualquer momento. Isso geralmente significa que Kamen Rider está fora, pois o lança-chamas é muito fraco, mesmo com força total. Há um aumento perceptível quando se trata dos chefes, onde ter uma arma de nível três é quase obrigatório. O fato de seu poder voltar ao padrão após a morte o torna ainda pior.

Fazer um jogo de ação no estilo mega man com vários protagonistas não poderia ter sido fácil e o jogo faz um ótimo trabalho fazendo com que cada herói valha a pena.


Download [ProtonDrive]: Clique Aqui!
Download [MEGA]: Clique Aqui!
Download [FilenDrive]: Clique Aqui!

E como foi a MSXRio’2023? [MSXRio] [[fuente]]


A primeira edição da MSXRio no ano da graça de 2023, em muitos aspectos, foi bem diferente. Pela primeira vez, realizamos um credenciamento prévio dos participantes e dos expositores, via Sympla. Todos receberam crachás, ou de visitantes ou de expositores, e os expositores tiveram expositores de acrílico nas suas mesas, dizendo aquilo que eles trouxeram para expor. E quem chegou na hora, fez seu cadastro e recebeu gratuitamente um crachá de identificação.

Além disso, tivemos mais uma vez a inestimável ajuda do David Santos, que tem feito a divulgação das últimas MSXRio via Facebook (impulsionamento pago), e cuidou do cadastro. Fomos no dia anterior, e preparamos todo o espaço: Reorganizamos as mesas, forramo-as, colocamos os expositores, passamos as extensões, testamos tudo, preparamos todo o espaço. Em resumo, foi bem trabalhoso, para todos nós que organizamos o evento.

Mas valeu a pena cada minuto.

Um total de 63 pessoas passaram pela MSXRio no último dia 11 de março de 2023. Tirando a MSXRio 2001 (onde tivemos divulgação do caderno de informática do jornal O Dia na semana do evento), essa é a maior de todas as MSXRio. E olha que muita gente conhecida faltou. É curioso olhar as fotos (aliás, o álbum já está disponível) e dizer que não conheço pessoalmente várias das pessoas que lá estiveram. E falo isso com alegria: Uma métrica bem aceitável que temos para encontros é ver quantas pessoas novas estiveram em um encontro.

Outro desejo que eu tinha era, como organizador, ter tempo para curtir os MSX, e curtir o evento. O curioso é que isso foi algo que pouco fiz. Motivos? Bem, toda hora vinha alguém para conversar, perguntar, comentar, tirar fotos… Estou chateado?

De forma alguma. Eu adorei.

O encontro foi ótimo. Maravilhoso. Deu (quase) tudo certo. Algumas correções de rota serão necessárias, algumas práticas terão que ser atualizadas… Mas foi uma das melhores MSXRio que já tivemos.

Muito obrigado a você, que participou desse encontro. Foi para vocês todos que a gente se empenha há tantos anos fazendo este que é seguramente o encontro de retrocomputação mais antigo em atividade no Brasil. E ouvir das pessoas um “ótimo evento”, “foi muito bom”, “obrigado por esse dia”… Faz toda a diferença.

Todo o poder aos MSXzeiros! Que o MSX viva para sempre! E viva a MSXRio!

PS: Seguem alguns vídeos do encontro.

The post E como foi a MSXRio’2023? first appeared on MSXRio.

Hercules [Super Nintendo para sempre!] [[fuente]]


Gênero: Aventura
Ano: 1999
Fabricante: Ex-Chuanpu
Hercules é um jogo não oficial/licenciado (bootleg) para o Super Nintendo. Trata-se de uma jogo de ação e aventura composto por quatro fases inspiradas no jogo original para PlayStation. Todos os gráficos tentam copiar o jogo do PS1, embora sejam mais simples e com muitos detalhes ausentes, como toda a atmosfera da floresta do primeiro nível. Além disso, alguns inimigos usam sprites de Aladdin do SNES e do Mega Drive.
Os três primeiros estágios são baseados em plataforma, enquanto o quarto estágio final é mais como um jogo de tiro onde você monta Pegasus. Cada fase termina com um chefe que deve ser derrotado para seguir em frente, exceto a última fase que não tem chefe final e simplesmente mostra Zeus sendo libertado das rochas. Os efeitos sonoros são do jogo Street Fighter II do SNES. As músicas são genéricas, mas cumprem o seu papel.
Hercules faz uso de uma espada (Y) para acabar com os inimigos ou obstáculos. Também pode desferir socos normais (A) ou um soco concentrado (X). O pulo do personagem requer um pouco de destreza por parte do jogador, pois às vezes ele é meio impreciso.

Apesar de simples, Hercules merece um pouco de atenção, mesmo que seja apenas a título de curiosidade, visto que se trata de um jogo feito por entusiastas da época.


Download [ProtonDrive]: Clique Aqui!
Download [MEGA]: Clique Aqui!
Download [FilenDrive]: Clique Aqui!

Castlevania - Dracula X (Traduzido em português PT-BR) [Super Nintendo para sempre!] [[fuente]]


Status da tradução
Tradução: 100%
Acentos: 100%
Gráficos: 100%
Revisão: 100%
Tilemap: 100%
Ponteiros: 100%

Tradutores
Textos: ByFTR
Manipulação de Textos: ByFTR
Compressão e Descompressão: ByFTR
Edição Gráfica/Imagens: ByFTR
Ponteiros: ByFTR e denim
Revisão: ByFTR, Rubinho146 e Mumm-Ra
Asm e Romhacking: denim
Versão: 3.0




Versão: 3.0
Download (rom traduzida) [MEGA]: Clique Aqui!
Download (rom traduzida) [FilenDrive]: Clique Aqui!

Speccy Soccer – Clone de Sensible Soccer está a caminho do Zx Spectrum! [Retromania.pt] [[fuente]]


A Voxel Tower responsável pelo lançamento do CPC Soccer, um brilhante clone do Sensible Soccer para o Amstrad CPC, encontra-se a adaptar o jogo para o Zx Spectrum, sob o nome Speccy Soccer. A editora publicou há uns dias atrás um video do progresso do seu desenvolvimento, para abrir o apetite dos aficionados. A velocidade […]

O conteúdo Speccy Soccer – Clone de Sensible Soccer está a caminho do Zx Spectrum! aparece primeiro em Retromania.pt.

Master Review - Rastan (1988) [QgMaster] [[fuente]]




Fazia tempo que não engrenava num Review.

Vamos conferir um dos jogos que mais jogamos na Era de Ouro do Master. Vamos conferir Rastan.


Rastan Saga foi um popular Arcade da Taito em 1987. Inspirado em "Conan, o Bárbaro", a Introdução mostrava as memórias do Barbaro Rastan que atravessa o seu país derrotando monstros fantásticos e se sagra Rei no final.

Nos anos seguintes, uma série de ports foram feitos para este jogo. E o Master não ficou de fora. 


No manual, diz que Rastan, a pedido do Rei, vai atravessar as terras de Semia em busca de uma princesa raptada. E só parará para afiar sua lâmina.

GRÁFICOS E SONS


Tive contato com Rastan direto no Master System, então não senti falta das diferenças graficas e sonoras do Arcade. 

Apenas quando vi que houve redução de detalhes nos gráficos e no bárbaro e seus inimigos, especialmente o céu poderia ter mais detalhes e o que vemos  são vários tiles repetidos. Para o Master System, está bom, pois é um jogo de 2 Mega. Era 1988, e poucos cartuchos tinham o privilégio dos 4 Mega no período. 

O som também se repete nas 6 rounds do jogo, havendo apenas diferença nas sub-etapas: campo aberto, "dungeon" e boss stage. Os sons dos raios se resumem a um "prim-prium" constante. Esta é a parte mais fraca do jogo.

BÁRBARO TRIATLO


O que se perde no tamanho do bárbaro, se ganha em sua mobilidade. Rastan ataca, anda, se abaixa, e salta com direito à salto alto (com direcional para cima), pendurar em cordas fixas ou moveis, usar pulo duplo em paredes, e ainda um "golpe fatal": com o ataque e o direcional para baixo, você dá uma estocada também vista em Golden Axe. 

O único inconveniente deste quase triatlo é controlar o pulo duplo, mas isso só no início, é prática.  Até porque a diversão seria menor se fosse só com as lutas, as plataformas aumentam o desafio e tornam o jogo mais interessante. 


PROTEÇÃO INVISÍVEL 

Rastan tenta passar a experiência de jogar num Arcade. Você tem 2 créditos como nas fichas de fliper, em algumas versões, continues. 

Rastan tem uma barra de Life que vai aumentando conforme o desempenho. E diversos itens também o ajudarão, começando pelas armas disponíveis. O machado, a maça e a espada flamejante aumenta o alcance temporário dos seus ataques, embora de perto, a arma pode perder seu efeito. Também são disponíveis escudos e armaduras, mas graficamente não aparecem, apenas aumentam a defesa. Rastan também tem ajuda de poções, mas deve diferenciar as de cura e os venenos.

PERSEGUINDO QUIMERAS

O repertório de inimigos é interessante. O inimigo básico é o homem-lagarto, que me remetia ao desenho animado de Conan (e rendeu criticas de fãs mais fieis das HQ's). Eles tem 2 ou 4 braços e podem te atingir em pé ou agachado. 

Outro detalhe também são os seres inspirados na mitologia grega.  A quimera é o inimigo mais comum e te persegue saltando e escalando plataformas.  Mas também veremos harpias, lamias e outros inimigos. Você deve temer o fogo e lava dos cenários, mas também a água (a fama de bárbaros não tomarem banho deve ter ajudado nisso)


Como já dito, as fases se dividem em campo, dungeon e boss stage. O campo aberto costuma ser o corredor de inimigos, possui algumas bifurcações de subterrâneo para não ser previsível e tem o diferencial do anoitecer com o passar do tempo. O avançar  da noite aumenta o número de inimigos. 

A dungeon você deve achar a sala do boss. Começa simples, mas de repente, tem corda para subir, piso inclinado escorradio, lanças que sentem sua aproximação. 

Os bosses são os de sempre, guerreiros, bruxos, monstros e dragões. Só achei engraçado que o mais difícil e visualmente poderoso não é o último.



CONCLUSÕES FINAIS

Parece estranho que um port tão simples faça sucesso, mas é a estranha mistura de simplicidade de gráfico e conceito, aliada aos detalhes de um level design criativo e desafiador, que Rastan vale a jogatina. Esta versão é até mais querida que a versão Mega Drive. 
Então não espere, prepare a sua espada e venha desbravar este jogo. O seu final vale a pena.  Até a próxima aventura! 






Oh abre alas que a MSXRio’2023 vai passar! [MSXRio] [[fuente]]


Certas coisas mudam na nossa vida. Algumas para melhor, outras para pior. Outras não mudam, o que é bom – ou ruim.

Mas uma das coisas que não mudam é o nosso desejo de termos mais uma MSXRio, no caso a primeira MSXRio de 2023! Sim, o encontro carioca de usuários do MSX, “o mais mágico dos microcomputadores” está de volta! Em 2023 teremos mais uma MSXRio, ocorrendo agora no dia 11 de março!

O encontro carioca dos usuários de MSX ocorrerá no dia 11 de março, sábado, a partir das 10 horas, no Centro Sócio Educativo Lar do Méier. O endereço é Rua Garcia Redondo, 103, no bairro do Cachambi. O horário é a partir das 10 até as 18 horas. E todos vocês que leem esse texto são nossos convidados a comparecer. A entrada é gratuita, 0800, “di grátis”, paga nada pra entrar.

Mas antes de tudo, visite esse link aqui e faça sua inscrição. Por quê isso? Bem… Explicamos aí embaixo.

Por que agora tem inscrição?

Nós desejamos fazer cada vez um encontro melhor, e para isso começamos a mudar em algumas coisas, ainda pequenas: Mesas forradas, instalação elétrica testada, crachás de identificação…

E nessa MSXRio decidimos dar mais um passo. Logo, se você vai ao encontro, pedimos que você já “compre” o ingresso acima (sim, eu sei que é gratuito, mas compre mesmo assim) para já providenciarmos o seu crachá.

Se você quiser colocar um MSX em uso, pedimos que você “compre” o ingresso de expositor e nos diga o que você trará.

Atenção: Preencha o formulário até o dia 7 de março, ou seja: QUATRO DIAS ANTES. Não deixe para a véspera, porque senão a gente vai ficar maluco aqui. Aliás, o ingresso só estará disponível até essa data. Depois disso, não terá crachá ou não poderá expor micros. Queremos organizar tudo e não deixcar a gente mais maluco do que já somos.

E como eu vou?

Acredite, não é difícil. O acesso é razoavelmente fácil, então vamos explicar para quem vem.

Se você vem de carro, a rua Garcia Redondo é transversal à Rua Cachambi, sendo paralela às ruas Getúlio e Honório, bem conhecidas na região. Ela está próxima à Avenida Dom Hélder Câmara. Logo, se você vier pela Avenida Dom Hélder Câmara, na altura do Norte Shopping, você deverá seguir esse percurso abaixo.


Quanto a estacionamento, como dissemos acima, tem vaga para parar no local. Custo zero. Mas não há muitas vagas, então chegue CEDO. Eles tem um portão automático, então quando você chegar com seu carro e suas tralhas seu equipamento, haverá um cartaz na porta orientando sobre como proceder.

Mas digamos que você virá de metrô. A estação de metrô de Del Castilho é a mais próxima ao local. Você pode tomar um desses 3 ônibus (622, 673 ou 687) a partir de Del Castilho. Colocamos maiores detalhes no mapa abaixo.

Mas se você vem de trem, a estação de trem do Méier é próxima ao local. É possível vir a pé (nem é tão longe assim), mas você também pode vir de ônibus. Pra variar, colocamos um mapa aí embaixo, para você não errar.

E tem onde comer?

Ainda não sabemos se teremos lanche sendo vendido no Lar do Méier, mas é possível que sim. Mas de qualquer forma, como estamos perto da Rua Cachambi, temos algumas opções interessantes de almoço por perto. É descer a Rua Garcia Redondo e comer.

E se eu vier de fora do Rio?

No Shopping Nova América, tem 2 hotéis da rede Íbis. Com custo a partir de R$ 146 por noite, podendo acomodar até 2 pessoas, o Íbis e o Íbis Budget são opções interessantes (e próximas) para quem quiser vir à MSXRio, não tiver onde ficar e quiser ficar perto do local do encontro (4,6 km, 11 minutos de carro). Se você ficou interessado, clique aqui e faça sua reserva.

E o que terá nesse encontro?

Tudo o que temos em todo encontro de MSX: Muitos micros, muita conversa, muito jogo, muito MSX… E itens à venda. O grupo MSXRio estará lá com sua banca vendendo camisas, canetas, cordões de crachá e de pendrive, além dos baralhos de cartas das campanhas. Aceitaremos cartão de crédito, débito e PIX! Sim, nós somos chiques.

Então é isso, gente: MSXRio 2022 no dia 11 de março, sábado, das 10 às 18 horas! Vamos matar as saudades dos encontros, dos amigos e principalmente de fudebar nos MSX. Porque afinal das contas, fudebar é preciso. Nós te aguardamos na MSXRio!

The post Oh abre alas que a MSXRio’2023 vai passar! first appeared on MSXRio.